A Polícia deflagrou nesta terça-feira (11) a Operação Macondo, com o objetivo de combater um esquema de agiotagem e lavagem de dinheiro que atuava em várias cidades do Piauí.
A ação ocorreu simultaneamente em Teresina, Parnaíba, Oeiras, Barras, Picos e Água Branca, resultando no cumprimento de 15 mandados de prisão, 18 de busca e apreensão e no bloqueio de R$ 5 milhões em contas dos investigados.
De acordo com as investigações, o grupo era formado principalmente por estrangeiros da Colômbia e Venezuela, que ofereciam empréstimos informais com juros abusivos, chegando a 30% ao mês. Os valores eram cobrados de forma diária ou semanal, e as vítimas sofriam ameaças, perseguições e violência em caso de atraso.
Ainda segundo a polícia, foram registrados casos graves envolvendo desaparecimentos e até suicídios de pessoas que não conseguiram arcar com as cobranças.
A operação foi coordenada pela Superintendência de Operações Integradas e contou com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP).








Postar um comentário